segunda-feira, 28 de março de 2011

Cadê os interessados na Educação Pública? (II)


Por Antônio Carlos Vieira


Esta semana ocorreu o encontro do PNE (Plano Nacional de Educação) no Iate Clube de Aracaju (Palestras) e as oficinas com seus respectivos assuntos em várias Instituições espalhadas pela Cidade de Aracaju. No primeiro dia ocorreram palestras e discutidos temas importantes referentes a carreira do professor e de toda a Estrutura Educacional, passando pela parte do financiamento da mesma. No segundo dia ocorrem as oficinas separadas por temas de interessa do sistema Educacional.
 No primeiro dia do evento, com comparecimento acima de duas mil pessoas mas, apesar deste alto comparecimento, dava para se perceber que a grande maioria (principalmente a parte do fundo do auditório) estavam mais preocupados com assuntos paralelos (muita gente conversando). Tanto é que alguns temas, que eu considero graves, foram colocados e passaram despercebidos pela grande maioria dos presente, entre eles: julgamentos da Constitucionalidade do Piso Nacional do Professor, distribuição e ordenação das despesas da União (mostrando a parte que cabe a educação) e o problema do Estado se posicionar em não ter dinheiro em caixa para reajustar o atual salários dos professores.
No segundo dia ocorreram as oficinas que correspondem propriamente a discussão, planejamento e elaboração do PNE, A frequência já não foi tão grande assim, principalmente na pate da tarde.
Eu ainda estou pensativo de como numa exposição de um dos apresentadores foi dito perante uma multidão de professores dos problemas que iremos enfrentar em relação ao salário (é a parte pela qual os professores mais reclamam), correndo o risco até de se retirar a Lei do Piso Nacional do Professor, tem o problema que neste ano o piso ainda não foi reajustado e não houve nenhuma reação e demonstração de descontentamento. É como tudo estivesse as mil maravilhas. Inclusive, um dos palestrante deixou bem claro que o aumento da Taxas de Juros, pelo Banco Central, "para diminuir a inflação)", provoca uma transferência enorme de dinheiro dos contribuinte para as mãos do banqueiros e é justamente na parte que cabe a educação que se retira o dinheiro para pagar esses juros!!!

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4 comentários:

  1. É impressionante como o comportamento dos educadores é igual em quelquer lugar, seja num grande centro /capital ou no interior, Porque onde moro é interior e os educadores têm o mesmo comportamneto naõ querem participar de forma efetiva desses encontros: Seminários/ Assembleias ou da afamada educação continuada(cursos de reciclagem) o desinteresse por assuntos relevantes como o citados no seu artigo são discutidos e estão sempre presente nas conversações informais dos educadores(estou a falar em especial dos professores), mas no momento de decissão de reunião se acham enfandados para dispensarem algumas horas de seu tempo para essa compreensão interativ.E daí cobra-se muito , e nada comtribuem para um asolução no momento adequado unificados.

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  2. Assim como comentei na publicação anteiror, volto a comentar; a maioriia dos professores só se organiza quando é para reclamar das condições de trabalho ou para uma greve (não sou contra um nem outro), mas para discutir/debater sobre assuntos dessa natureza é isso que acontece.

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  3. João, só que esse pessoal passa a idéia que não são professores. Esses assuntos são os que mais determinam não só o nosso salário atual e futuro como o nosso desempenho como professor. Para piorar o sindicato fica tomando a administração desses assuntos e na realidade ele deveria ser iniciativa do Estado, Sindicato, Prefeitura e instituições da sociedade organizada (tipo OAB e comunidades de bairros). Mas, se os professores são os primeiros a não mostrar interesse por quê a população irá mostrar????

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  4. Professor João sou funcionaria publica/professora do ensino fundamental menor/gosto de dizer do primeiro segmento e esses(ORGANIZAÇÃO) e outros problemas como o baixo rendimento escolar são tão presentes no nosso dia dia , e os participantes co-responsaveis[{professores] não se manifestam , não como deveriam. Em minha cidade aconteceu no inicio desde ano do nao uma conferencia para a provação dos PPP, entre outrso projetos que iriam dirigir as metas educacionais no municipio e daí so a maoiria dos professores so apareceram pela manhã , alegando que não trabalham dois turnos, entre outras desculpas .....

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