
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830
TEXTO COPIADO DO BLOG: Professor José Costa
É..., mesmo remando contra a maré, lutando por valorização por parte de governos corruptos e egoístas que só pensam em engordar sua conta bancária, o professor jamais deve perder a dignidade. Educar é formar para a vida,formar oiniões de gerações questionadoras, é recuperar o que parece estar perdido, é jamais desistir, porque nós somos a massa intelectual deste país e esta é nossa grande MISSÃO: lutar contra a a corrupção, a mesquinhez, o egoímo,... e formar mentes brilhantes e sensíveis.Utopia? Não, realidade, depende de cada um de nós fazer a sua parte. Fácil? Não. A maioria das vezes é dolorido mesmo. Mas, se desistirmos, aí sim eles terão dominado com sua santa ingnorância, mas usando as armas que tem as mãos: o poder.
ResponderExcluir