domingo, 25 de setembro de 2011

Brasil está entre os países mais eficientes em Educação


As maiores pontuações no teste PISA em geral estão relacionadas à riqueza dos países. É o esperado. Ricos têm melhor educação. Mas será um dinheiro bem gasto? Quanto custou cada ponto PISA conquistado?

Para criar um índice de eficiência na Educação, peguei o resultado do teste PISA 2009, aplicado em estudantes de 65 países, e relacionei com a renda per capita destes países. Quanto menor a renda per capita tem um país, em relação a cada ponto PISA, mais eficiente sua Educação. A planilha completa com o ranking dos testes de Leitura, Matemática e Ciências está aí abaixo.

Mas as manchetes da imprensa conservadora, de oposição, retrógrada e vira-lata dizem:

"Tragédia da Educação: Brasil está nos últimos lugares entre 65 países"

A realidade mostra:

"Milagre da Educação: Brasil está entre os países mais eficientes."

Mas o que me deixou impressionado foi o desempenho da China! Esta é a notícia, imprensalões estúpidos!

Link para planilhas Eficiência no teste PISA 2009 




 Texto retirado neste blog: O Homem que Calculava

Um comentário:

  1. Esta correlação é furada.

    Pois se um país tem a renda concentrada nas mãos de uns poucos o PIB per capta é uma média grosseira, um exemplo é o Qatar, onde alguns sheiks são bilionários e há uma multidão de pessoas que vivem na miséria e desta forma o Qatar aparecer como último colocado na lista.

    Para melhorar a sua estatística teria que considerar um gradiente de desigualdade.

    Além disso, PIB não reflete de forma alguma a quantidade de recursos aplicados na educação. Esta estatística ficaria mais representativa se fosse considerado o quanto do PIB cada país investe em educação. Por exemplo, o Brasil quer colocar em lei que 7% do PIB vão para a educação e no relatório da OECD deste ano podemos ver que o Brasil em 2000 investia 4% e este ano tem investido um pouco menos de 5,5%. Porém, isso não significa apenas educação básica, pois abrange também ensino superior, por isso, para comparar com o PISA, seria legal procurar neste mesmo relatório, o valor gasto por aluno em cada nível de ensino, tanto do Brasil, quanto de outros países.

    ResponderExcluir