Por Antônio Carlos Vieira

Nem sempre o governo
respeita essas indicações feita pelos professores para compra deste
livros e quando respeita esses livros nem sempre chegam em tempo
hábil para o ano letivo para o qual são adquiridos. Isso compromete o ano letivo;
Quando esses livros são
comprados em licitações onde apenas uma Editora é escolhida, o
livro comprado é usado em toda a Rede Pública de Ensino, como se as
escolas e os alunos fossem iguais em todo o território nacional.
Quando se fala em Educação a Distância, os livros são os mesmo
para todo o território nacional e para todas os alunos em qualquer localidade
deste imenso país. Fica a impressão que os costumes e a cultura
deste pais são homogêneos;
As editoras que
confeccionam esses livros também não são lá em grande números,
mesmo existindo uma licitação a concentração do mesmo conteúdo
existentes nestes livros permanecerão devido a falta existência de
uma pluralidade nas editoras existentes e tem o agravante que essas
editoras se concentram na Região Sul e Sudeste;
Os autores responsáveis
pelo conteúdo destes livros didáticos são geralmente em sua grande
maioria pessoas residentes nas Regiões Sudeste e Sul e portanto
difundem neste livros, em maior número, as informações existentes
nestas regiões;
Como agravante dessa
homogeneidade das informações, as editoras geralmente pertencem a
algum grupo mediático. Como exemplo podemos citar a Rede Globo que é
dona da Editora Globo.
Essa concentração das
editoras, geralmente ligadas aos grande meios de comunicação, faz
com que somente as informações importantes, para o grupo de pessoas
que controlam essas editoras, serão passadas para a população.
Isso faz com que um aluno morando em uma pequena cidade do interior
da Região Nordeste saiba mais sobre os Estados e cidades da Região
Sudeste e Sul do que a própria região onde reside. Em alguns casos
ele nem conhece fatos e história da própria cidade onde nasceu e
vive.
Mas, o mais agravante é
que com esse poder de concentração, somente as informações que
interessam a esses grupos é que serão difundidas e com isso
conseguem um grande poder de manipulação da população. Vamos
citar alguns exemplos:
Se essas empresas
resolverem divulgar um produto e prejudicar as vendas de alguns
concorrente, basta que ele não divulgue a existência do concorrente
e a população só irá consumir o produto informado por não saber
da existência do concorrente.
E a divulgação de
cidades turísticas nestes livros??? Eles informam a que acharem
melhor e omitem a existência de outras e essas pessoas irão
procurar somente a que foram informadas.
Se juntarmos o poder de
manipulação das informações contidas nos livros didáticos e a
união destes com a chamada grande imprensa, iremos perceber que os
donos destes meios de comunicação são detentores de um grande poder, de manipulação, junto a sociedade, a nível nacional.
Textos relacionados:
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