
Se olharmos as estatísticas dos acidentes de trânsito em nosso país, irá perceber que o uso do carro, como principal meio trasporte individual e portanto uma mercadoria na sociedade de consumo, fez aumentar o volume de carros em nossas cidades de uma maneira que praticamente ficou difícil se falar em não poluir o meio ambiente, difícil de se trafegar e as nossas cidades se tornou um ambiente perigoso.
As medidas necessárias para tornar nossas cidades menos poluídas e menos perigosas seria se utilizarem de transportes públicos coletivos de boa qualidade e o uso de bicicleta como principal meio de transporte individual. O problema é que em nosso país se investe muito pouco nos transporte coletivos de massa e a importância do uso da bicicleta está sempre em segundo plano. Basta darmos uma olhada nos nossos sistemas de transporte público em qualquer grande cidade e a pouca ou inexistência de ciclovias em nossas cidades.
Segundo estatísticas do IBGE, a cidade com a maior quilometragem de ciclovias implantadas, até 2011, é a cidade de Aracaju-SE. Só que a grande maioria dessas ciclovias são improvisadas e as ligações destas ciclovias com passagens entre avenidas são perigosas. O ciclista tem de se arriscar atravessando de uma avenida para outra onde na realidade deveria existir sinalização e semáforo dando preferência de passagens aos ciclistas (o que não ocorre!!!).
Para se entender melhor a importância do uso da bicicletas é bom assistir sobre a implantação e importância do uso da bicicleta na Holanda, no vídeo abaixo:
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