sexta-feira, 6 de novembro de 2020

As informações nos livros didáticos VI

As Entradas e as Bandeiras

Um dos assuntos que estudamos em História do Brasil foram as expedições chamadas de Entradas e Bandeiras. Nos livros didáticos, esses grupos de exploradores (eram conhecidos como sertanistas) são tratados como verdadeiros heróis, principalmente os Bandeirantes, como responsáveis pela expansão e colonização do território brasileiro.


Monumento em homenagem aos bandeirantes !

A participação das Entradas foram mais na colonização do território pertencente ao Brasil e partiam sempre da província baiana, já os chamados bandeirantes são chamados de heróis por expandirem o território além das fronteiras já pertencentes ao Brasil.

Toda história é vendida em uma versão sempre heroica sem no entanto falar como realmente eles fizeram para conseguirem colonizar e expandir o território. Mesmo nos livros didáticos já se percebe que não foi de uma maneira tão heroica. É informado nos livros que esses grupos saiam a procura de ouro e diamantes, mas que tinham como atividade complementar a caça e aprisionamentos dos índios (nativos) !

Qualquer pessoa que use minimamente o cérebro irá perceber que usaram a força das armas para aprisionar os nativos e certamente esses nativos reagiram tendo muitos deles sidos mortos, tiveram suas aldeias (isso no Brasil) incendiadas. No lado Espanhol do território destruíram e incendiaram cidades construídas pelos nativos (as cidades eram chamadas de reduções !) 

Nessa captura dos nativos, a preferência eram os guerreiros e mulheres jovens, os velhos (às vezes também crianças) eram na grande maioria das vezes sacrificados.

O grupo que os livros didáticos informam com o nome de Bandeirantes não tinham esse nome quando da sua existência, eram conhecidos como Sertanistas Paulistas e foram nomeados quando da criação da versão que nós é vendida como a única e verdadeira heroica história.

Embora os sertanistas Paulistas atuassem em ambas partes do território brasileiro e espanhol, o alvo preferido deles eram as cidades da República Guaranis (mais conhecidas como Reduções) e eles foram responsáveis por destruir grande parte dessas cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário