domingo, 26 de junho de 2011

A doutorice e a educação.

Por Antônio Carlos Vieira


O primeiro caso de solicitação para alfabetização, ocorrido no Território Brasileiro, foi feito, ao Governo Português quando do início da colonização do Brasil. O pedido foi feito por uma índia (analfabeta) que gostaria de ver o seu povo saber ler e escrever. Tratava-se da índia, mulher de Caramuru.
Não se sabe até que ponto é verdade, mas alguns historiadores atestaram: Madalena Caramuru – filha da Índia Moema com o lendário Diogo Álvares “Caramuru”, um dos primeiros colonizadores do Brasil – foi a pioneira na luta pela alfabetização das mulheres no Brasil. Em carta escrita em 1561 ao jesuíta Manoel da Nóbrega, a cabocla pedia que as crianças indígenas fossem tratadas com dignidade. Entre outras coisas, queria que meninos e meninas indígenas aprendessem a ler. Mas, veja só, nem todas as mulheres estavam de acordo. Nóbrega levou o pedido à regente de Portugal, D. Catarina, que negou, argumentando que a iniciativa de Madalena era ousada e perigosa. Na educação, assim como em outros quesitos, as mulheres ainda esperariam um longo tempo para conseguir igualdade de condições com os homens.
Durante o governo do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que só tem o chamado Antigo Primário, e por isso é chamado de analfabeto e outros adjetivos, foram construídas 14 Universidades Federais (maior quantidade construída em um único governo), 117 campis de universidades (todas no interior do país), ampliou as vagas nestas universidades de 113,9 mil para 222,4 mil entre 2003 e 2010, criou acesso as universidades através do PROUNI para mais de 400 mil alunos carentes econstruiu 214 Escolas Técnicas (oferta de 500mil matriculas).
A população brasileira (inclusive grande parte dos professores) foi educada a acreditar que só deve ser deputado, senador e presidente quem passou pela Universidade, comprovando casos de doutorice (clique aqui). Existem muitos casos de pessoas criticarem o ex-Presidente Lula por este não saber falar Inglês e não se dão conta que ele era Presidente do Brasil e o idioma oficial é o Português e o Brasil não é e nunca foi colônia de nenhum país com este idioma. Somos ex-colônia de Portugal e por isso a herança do Idioma Português!
Mas, se formos fazer uma pesquisa por esse Brasil afora e nos últimos anos, precisamente depois do Regime Militar, iremos notar que os políticos que mais fizeram pela educação não são os chamados Doutores. O caso mais impressionante foi o do Governo de FHC (Fernando Henrique Cardoso), onde foi proibido a construção de novas Escolas Técnicas pelo Governo Federal, ocorreram demissões de professores de universidades e até ameaça de fechamento ou privatização de algumas delas.

BIBLIOGRAFIA:
Revista de História - Biblioteca Nacional 
ANO 5 Nª49 OUTUBRO 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário