terça-feira, 3 de julho de 2012

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


Na atual sociedade, promover a “educação de qualidade” não é fácil; e não é para qualquer um! 

Podemos considerar Educação, como a promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual e moral das pessoas. 

A educação é um processo que envolve o desenvolvimento de todas as características humanas, podendo ser também considerada como cortesia, respeito, conhecimento e atitude. 

Atualmente, a educação está ligada com conhecimentos. O conhecimento não tem barreiras, é a vontade própria que está movendo as pessoas cada vez mais próximas da educação. 

Mas para que todas as razões acima, como respeito mútuo, justiça. Solidariedade, igualdade sejam obedecidos, é preciso, sem dúvida de um sistema educacional eficaz, não de mentira. 

Algumas das saídas propostas aqui são: 

a) Uma educação gratuita, compulsória e de “qualidade”; 

b) Melhorar significativamente a educação infantil; 

c) Aprimorar as necessidades básicas do ensino jovem, por meio de acesso livre a programas de aprendizagens totalmente apropriados; 

d) Atingir, o mais rapidamente nível de alfabetização de adultos; 

e) Melhorar a qualidade da educação no Brasil e facilitar o acesso de todos à educação, seja primária ou secundária. 

Talvez esta discussão seja somente uma utopia diante de muitos pensadores, filósofos, estudiosos, cientistas, universitários e populares, porém é importante ressaltarmos que uma educação de qualidade serve para condições básicas e essenciais para a convivência em grupo, seja familiar, social e no sucesso profissional! 

“Educação não é algo que se guarda na gaveta de casa, mas este é para a cidadania.” 

Autor: Alexandre Vieira 
Professor Especialista pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina 

Publicado na Gazeta Valeparaibana de Julho 2012-07-01 

Um comentário:

  1. Professor, concordo em gênero e grau com as questões levantadas, e penso que nos últimos anos demos grandes saltos para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, com programas governamentais que permite que jovens possam fazer uma graduação. Mas confesso que estamos ainda longe de uma Educação inclusiva nos ensinos de base - 1ª e 2ª grau, pois o modelo atual foge a realidade dos alunos, criando desmotivação nos mesmos e consequentemente evasão e baixo aprendizado.

    ResponderExcluir