terça-feira, 8 de agosto de 2017

Os Nossos Heróis do Dia a Dia!!!

Aqui, no Nordeste, é comum as pessoas exaltarem Lampião como herói ou bandido e os argumentos considerados não se repete de um Estado para outro. Muitos falam que ele é um herói por que tinha muita coragem, outros que perseguia os coronéis da região e tem aqueles que o consideram um bandido. O fato é que o grupos de cangaceiros (não só o de Lampião) estavam em guerra constante com os chamados "Homens da volante" e que ambos eram grupos extremamente violentos.


Quando cheguei a escola, também tive conhecimentos de outros heróis estranhos "Os Bandeirantes". São o orgulho de algumas cidades, do Estado de São Paulo, e que também tem um heroísmo que se pode questionar. Os Bandeirantes eram grupos de homens armados (da mesma maneira que o cangaceiros e os Homens da Volante do Nordeste) que saiam a procura de ouro e que tinham como atividade complementar a caça aos nativos (índios) e negros fugitivos. Como encontrar ouro não é uma coisa tão corriqueira, concluem-se que a atividade mais praticada era a caçada aos nativos (índios). Eles caçavam os nativos, escravizavam os mais forte, os mais fracos eram mortos e tinha as suas aldeias incendiadas!!! Eram tão violentos quanto os cangaceiros do Nordeste e as ações praticadas por eles pode ser considerada fatos heróicos questionáveis.

Depois de adulto, passei a conhecer outros tipos de heróis, os atores de novela, isso mesmo , durante muito tempo escutei na Globo os atores de novelas serem chamados de heróis. Quais os atos de heroísmo praticados por eles é que ainda não descobrir!!!!

Mas, recentemente descobri, que surgiram, outros tipos de heróis: os participantes do Big Brother Brasil (BBB). Quando me falaram pensei que era apenas uma brincadeira. Assistir algumas aparições e tendo Pedro Bial a frente, eu escutei perfeitamente: os nossos heróis!!!

Texto original:
CARLOS GEOGRAFIA

3 comentários:

  1. Eis o poder inquestionável da língua! Quem sabe utilizá-la pode fazer dela o que quiser.Nesse exemplo vemos a comparação de Lampião com os bandeirantes, uma alusão clara de fazer de Lampião um herói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei em qual parte do trexto se diz que lampião é um herói!! A única maneira de se achar que o texto etá querendo transformar lampião em um herói e a pessoa achar que os Bandeirantes eram heróis, mas pelo que sei os Bandeirantes eram caçadores e escravizadores de índios e não considero essa prática atos de heroísmo.

      Excluir
  2. Tem herói para todos neste pais da diversidade,da corrupção e do latifúndio. Boa reflexão Antônio, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir