O Centro do mundo
O Equador divide a Terra em dois Hemisférios: o do Norte e do Sul, mas temos a linha imaginária Meridiano de Greenwich que divide a Terra em dois Hemisférios, só que em Hemisfério Oriental que fica a leste do meridiano e o Hemisfério Ocidental que fica a oeste.
Pelo mesmo motivo que as pessoas no ocidente sempre imaginam o Hemisfério Norte em cima do Mapa e o Hemisfério Sul na parte de baixo, também as pessoas gravaram em suas mentes que o mundo tem o centro da divisão sempre no Meridiano Greenwich.
Praticamente todos os livros didáticos produzidos no mundo ocidental tem o linha do Meridiano cortando o Planisfério, de norte a sul, bem no centro. Graças a esse motivo, as pessoas ficam achando que o mundo tem essa divisão por natureza das coisas, mas e se por algum motivo as pessoas resolvessem mostrar o Planisfério tendo como centro outro meridiano qualquer? Lembrar que os portugueses e espanhóis dividiram o mundo entre leste e oeste pelo Meridiano de Tordesilha.
Isso ocorre em decorrência que os nossos livros são sempre escritos por editoras do ocidente que se baseiam sempre pela civilização europeia e por países que foram suas colônias, como é o caso dos Estados Unidos da América. A influência na edição dos mapas atinge a todos os países que giram sob a influência atualmente dos Estados Unidos da América.
Nos mapas feitos nos países árabes é comum ser colocado Meca como sendo o centro do mundo. O mundo árabe é quase que todos eles seguidores da religião muçulmana e por isso eles fazem um mapa tendo como ótica a civilização muçulmana. Veja o mapa a seguir :
- As informações nos livros didáticos I
- As informações nos livros didáticos II
- As informações nos livros didáticos III
- As informações nos livros didáticos IV
- As informações nos livros didáticos V
- As informações nos livros didáticos VI
- As informações nos livros didáticos VII
- As informações nos livros didáticos VIII
- As informações nos livros didáticos IX
- As informações nos livros didáticos X
- Jorge Cintra reconstrói o mapa das Capitanias Hereditárias e mostra erros históricos
- Precisamos ficarmos visíveis
- A Mídia Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário