domingo, 11 de abril de 2021

AULAS ON LINE

 Durante os últimos anos vem se tornando muito comum o uso cada vez mais intenso das ferramentas para aulas via internet, que são as chamadas Aulas Online. Lembrando que Aulas Online são classificadas como Educação a Distância, mas Educação a Distância já era um termo usado para quem fazia cursos via correios ou mesmo pela televisão e isso antes da existência da Internet. Aulas Online são educação a distância, mas cursos a distância nem sempre são aulas online.


Antes da pandemia, já existia uma preocupação por parte das secretarias de educação em capacitar os professores com as novas tecnologias que iam surgindo.

As dificuldades são as mais variadas possíveis. Vão desde falta de equipamento por parte dos professores, alunos  e da própria secretaria. Com o surgimento da pandemia se percebeu que esses problemas são mais graves do que se imaginava.

Logo que surgiram as primeiras ferramentas, junto vieram os programas para capacitação e atualização desses professores. Um dos graves erros desses programas é que eles nunca partem do princípio “O que os professores precisam” e sim,  do que os idealizadores das aulas online acham o que os professores precisam e devem aprender. Quando da tentativa de capacitação dos professores fica a impressão que os professores não sabem dar aulas e agora devem aprender a dar aulas com esses cursos de atualização. Na minha opinião o ideal seria o professor conhecer as ferramentas, conhecer algumas aulas online e a partir do conhecimento e experiência que possuem planejarem suas aulas online (on não). Geralmente são intimidados a aprenderem ferramentas e pacotes prontos feitos oferecidos pelo MEC , ou feitos pelo pessoal das secretarias e em alguns casos são projetos comprados de empresas de informática (está se tornando muito comum).

Os professores devem absorver e saírem dando aulas como se sua experiência nunca tivesse servido para nada. Esses pacotes já estão prontos para serem usados como se os professores já tivessem acesso aos computadores, soubessem usar esses computadores e grande parte desses professores deixam de utilizar os recursos simplesmente porque não possuem computadores (muitos não têm os chamados novos celulares de tela)  ou quando possuem não sabem utilizar os recursos. Seria mais ou menos como se você fizesse um curso sobre mobilidade no trânsito e no final alguém pega um carro e manda você sair trafegando pela cidade sem nunca ter dirigido um carro.


Na Rede Pública de ensino tem o agravante que os alunos são de classes sociais menos abastadas e a grande maioria não tem sequer os chamados celulares modernos. Quando possuem os celulares ou computadores não têm acesso a internet e esse é o grande problema para as aulas online no atual momento da chamada pandemia. Como iniciar um ano letivo utilizando aulas online se grande parte dos professores e alunos não possuem os recursos necessários para que ocorram essas aulas.


O problema para os professores realizarem aulas online pode ser resolvido tendo internet no colégio e cada professor leciona estando no colégio e os alunos estando em casa (isso se os alunos tivessem os aparelhos e acesso a internet) . O problema é que, por ocasião da escrita deste texto (29-03-2021) , o governo vetou o projeto de internet para professores e alunos.


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