sexta-feira, 10 de setembro de 2021

As informações nos livros didáticos X

  A Segunda Grande Guerra 

Uma parte da história que sempre se estuda é referente a chamada Segunda Guerra Mundial e nessa parte da história é onde justamente a ocultação (manipulação) dos fatos são mais evidentes e mais grosseiras. Qualquer pessoa que estudou na mesma época que estudei o segundo grau e leu somente os livros didáticos da época fica com a certeza que foram os americanos que decidiram a guerra contra os alemães. Hoje o acesso aos fatos é  mais fácil por termos mais diversidades de livros e autores e tem o fato da existência da internet que dá acesso a um maior volume de informações e interação com pessoas de outras regiões não somente do país como fora dele.

Quem eram os nazistas

Nos livros didáticos aprendemos que os nazistas eram alemães, mas na realidade o exércitos nazistas era composto somente por alemães, eles eram a grande maioria, mas tinhas pessoas de diversos nacionalidades e o segundo país com mais pessoas alistadas no exército nazista eram austríacos. 

Quando da ação dos nazistas irem atacar os chamados comunistas (Soviéticos), as tropas nazistas tinham pessoas alistadas de praticamente de todos os países da Europa. Se alistaram no exército nazistas mais de um milhão e oitocentos mil voluntários de várias nações europeias e pode-se dizer que o exército soviético lutou e venceu a guerra lutando contra praticamente toda a Europa. Até mesmo  a atual Ucrânia, na época  ficou dividida, onde metade dos pais apoiava os nazistas e a outra metade ficou a favor dos soviéticos. Esses alistamentos de voluntários ocorreram em vários países onde a população ficou dividida entre os prós e contra os soviéticos e um grande exemplo foi a antiga Iugoslávia.

O ataque de surpresa

Um fato interessante é que os livros didáticos passam a ideia que os países do bloco soviético foram atacados de surpresa sem que as outras nações tivessem conhecimento do que iria acontecer ou mesmo que não tiveram nenhuma influência sobre o ataque nazistas aos comunistas.  Antes dos ataques nazistas ao bloco soviéticos houve uma reunião chamada Pacto de Munique, mas que os soviéticos chamaram de Traição de Monique. Nesta reunião estavam representados, entre outros, a França e a Inglaterra.

Quando do ataque ao bloco soviéticos, os nazistas deslocaram a grande maioria das divisões para o leste em direção oeste (mais especificamente em direção a Rússia e na fronteira da Alemanha com a França existiam somente 26 divisões, enquanto no lado da fronteira francesa existiam mais de cem divisões do exército francês que ficaram esperando para ver o que acontecia entre nazistas e soviéticos. Esperavam que nazistas e soviéticos se auto destruíssem, mas o que ocorreu foi que os seis primeiros exércitos nazistas foram derrotados e os exércitos nazistas recuaram em direção a leste e também passaram a atacar franceses e ingleses. Se os franceses tivessem atacado as tropas nazistas ao mesmo tempo que os soviéticos estavam sendo atacados, certamente os nazistas teriam sido derrotados mais cedo e as tropas soviéticas certamente não teriam controlado todo o leste da Europa, inclusive dominando metade do território alemão.

Nos poucos livros que li ficou claro que toda a glória da resistência soviética coube exclusivamente aos poloneses, mas quando se começa a ler outros livros e se pesquisa na internet as pessoas vão conhecendo outras resistências como a da cidade de Stalingrado. Essa cidade fez o exército nazista perde vários meses sem conseguir avançar território adentro da Rússia e provocou a primeira derrota, justamente no maior exército alemão.


Os heróis vencedores

Nos livros didáticos não se fala diretamente que os americanos foram responsáveis pela vitória sobre os nazistas, apenas a exposição da atuação dos americanos e ocultação da atuação dos soviéticos é que levam as pessoas a terem a impressão que os americanos foram que decidiram o resultado da guerra quando hoje é de conhecimento geral que o seis primeiros exércitos nazistas já tinham sidos derrotados pelos soviéticos quando da entrada dos americanos na guerra.

Praticamente todos os livros didáticos que lia na escola e o assunto postado pelos professores sempre reportavam a Segunda Guerra Mundial levando em conta sempre o dia D como se esse dia fosse o fator determinante na derrota alemã.

A manipulação dos fatos é ainda maior quando se trata dos filmes passados no cinema e nas televisões. Nesses filmes os americanos são praticamente mostrados como super heróis onde um único soldado consegue matar vários nazistas e o incrível é que vários soldados nazistas atirando em soldados americanos erram os tiros na grande maioria das vezes e o americano acerta todos os tiros de volta. O chamado dia D é mostrado como o fator decisivo da guerra, com os americanos à frente liderando o ataque aos nazistas e sendo os responsáveis pela vitória na guerra. Estranhamente os soviéticos não aparecem nesses filmes ocidentais quando se trata da segunda guerra mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário