terça-feira, 21 de setembro de 2021

As informações nos livros didáticos XI

  Saída dos holandeses do Brasil


Um dos fatos estudados em nossas escolas na disciplina de História é a famosa expulsão dos holandeses do Brasil, mais especificamente da Região Nordeste do Brasil.

A Insurreição Pernambucana: um dos mais importantes momentos da expulsão dos holandeses.


É contado os fatos da Batalha no Monte de Guararapes  no que se chamou Insurreição Pernambucana e nessa expulsão é contado a participação de três personagens que lideraram  a revolta contraa os holandeses, mais especificamente a companhia da Índias Ocidentais, que foram : os senhores de engenho João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, o índio Filipe Camarão, e o negro Henrique Dias. 



Depois de violentos combates no Monte das Tabocas (1645) e das batalhas nos Montes do Guararapes (1648 e 1649), os holandeses foram derrotados.

Durante os conflitos armados o Reino Português estava sendo administrado Pela Espanha na chamada União Ibérica, mas a demanda do conflito envolviam diretamente a Espanha e os Holandeses, mas nos final dos conflitos o Reino Protugês conseguiu se separa do Reino Espanhol e as conversações com os holandeses passaram a ser feitas entre portugueses e holandeses.

Embora os holandeses tenham sido derrotados e praticamente expulsos, a demanda com a Holanda ainda continuava. Os holandeses se julgavam donos do território que ocuparam durante muito anos e ameaçavam reenviar tropas sediadas no continente europeu para ocuparem mais uma vez o Nordeste do Brasil. Eles tinham dinheiro e efetivo militar para isso, mas os holandeses tinham suas disputas militares e políticas mais diretamente com os espanhóis e como os portugueses entraram em guerra para se livrar da Espanha, ficou fácil as negociações entre os envolvidos no caso da colônia Brasil.

Nessas conversações entraram em um acordo que para deixarem definitivamente o território brasileiro, os holandeses exigiram uma indenização por parte dos portugueses.

E assim, apesar de se falar que derrotamos os holandeses, tivemos de pagar uma pesada indenização de quatro milhões de cruzados (algo em torno de 62 toneladas de ouro). Essa parte da indenização aos holandeses geralmente é omitida na grande maioria dos livros didáticos escolares. 

 Um estranho caso onde o perdedor da guerra é quem foi indenizado e diante desse fato fica a pergunta: nós derrotamos e expulsamos os holandeses ou compramos nossa vitória ?

Para alguns historiadores os holandeses saíram do Brasil perante acordos diplomáticos entre portugueses e holandeses e a indenização foi para pagar os empréstimos contraídos e não pagos pelos produtores de cana de açúcar.


Referências bibliográficas :

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-expulsao-dos-holandeses.htm

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/restauracao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário