Fazendo
a comparação entre o modelo de educação atual e venda de mercadoria,,
na primeira parte, vimos algumas semelhanças nestas comparações, tais
como: as chamadas promoções com aplicações de pacotes (clique aqui), as
chamadas Avaliações que na realidade são Normas de Procedimento de como
se deve trabalhar e ampliação da carga horária (os supermercados
ampliaram o horário de trabalho abrindo aos domingos). Mas, ainda
existem muitas coisas sendo feita fora das salas de aulas que
influenciam ou mudam a maneira dos professores trabalhar que são muitos
semelhantes a procedimentos utilizados nos Supermercados. Vamos analisar
algumas:
Pesquisa de Satisfação do Consumidor
Para quem costuma assisti esses telejornais já está acostumado a
ouvir pesquisas feitas pelo IBGE medindo a satisfação do cliente na
compra de produtos e sempre colocando em destaque quais os melhores ou
piores. Qual a diferença das avaliações escolares que ficam perguntando
aos alunos se as aulas são ótimas, boa, regular, ruim ou péssimas. Essas
avaliações depois geram gráficos para mostrarem o grau de satisfação e o
que os alunos estão pensando sobre a Comunidade Escolar.
Estatísticas de venda de produtos
No inicio de cada ano é comum sair nos jornais as Estatísticas
de venda do ano anterior, principalmente do período natalino. Inclusive
as notícias, geralmente, é dada assim: “no ano passado o produto mais
consumido foi o produto "x” ou “os produtos que mais cresceram no gosto
do consumidor foram tais produtos". No final de cada ano letivo é comum
as escolar exibirem Estatísticas mostrando quantos alunos foram
aprovados no vestibular "X" e em qual curso. É importante dizer qual o
curso para mostrar que os alunos foram capaz de serem aprovados nos mais
concorridos. Tanto nas Estatísticas dos Supermercados como os
Estatísticas das Escolas a ideia é mostrar, influenciar no consumo de
tal produto e no caso das escola influenciar os pais a matricularem os
filhos nas escolas bem colocadas nestas estatísticas.
Tem o também o IDEB e a Prova Brasil que são avaliações
dirigidas aos alunos que no final são gerando um "ranque" das escolas
que tiveram melhores notas e se coloca para o público as melhores (que
são o que interessa aos donos das escolas) e as piores (que são de
interesses dos políticos). Entre os donos das escolas pode-se colocar o
Estado que, por interesse do governante de plantão, querem mostrar que
as escolas estão boas e os políticos da oposição se utilização da
classificação das piores para tentar desqualificar a situação.
Quem avalia os supermercados e as escolas
Todas essas essas avaliações, geralmente, são feita por pessoas
que estão fora da realidade do local onde são realizadas essas
estatísticas. Como são realizadas por pessoas que estão longe da
realidade dos avaliados (professores e alunos) é de se notar que estas
instituições para conseguirem uma boa avaliação tem que obedecer as
normas de uma realidade distante que nem sempre serve , ou seja, somos
obrigados a ensinar e os alunos a aprenderem e se comportarem de acordo
com interesse distante de nossa região. Logo logo, as escolas irão
funcionar como os supermercados, terão um padrão de organização e
funcionamento dirigidas e impostas por pessoas de fora para que se possa
conseguir se sair bem nestas avaliações e estatísticas!!!
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