domingo, 26 de agosto de 2012

INTERDISCIPLINARIDADE !!!!

Por: Antônio Carlos Vieira



Para atender necessidades do ENEM, segundo informações do MEC, as disciplinas, do chamado ensino médio, irão sofrer nova arrumação. As treze disciplinas que fazem parte da grade curricular irão se fundirem em apenas quatro. A figura abaixo retrata bem o que está se discutindo: 

Quando comecei a lecionar (ano de 1988) lembro-me muito bem que os professores eram contratados para lesionarem 125 horas mensais e em caso de necessidade o contrato era estendido pra 200 horas mensais. Mas, a partir do ano de 2000, todos os professores passaram a ser contratados para 200 horas mensais e portanto ficando inexistente o contrato para 125 horas a partir do referido ano.
No início, não ocasionou nenhum problema, até que o sindicato, juntamente com a Secretaria de Educação não permitiu que professores de uma disciplina lesionassem em outras áreas que não fosse a que constassem no referido concurso, do qual o mesmo foi aprovado, e pelo qual o contrato fazia referência. Até mesmo em disciplinas afins não foi mais permitido tal conduta. É claro que os diretores e Secretarias de Educação se utilizavam deste procedimento visando mais uma economia, na Folha de Pagamento, aproveitando o máximo a carga horária do professor. Alias, é bom que se diga, as mudanças ocorridas nos últimos anos na Educação Pública é sempre visando ao máximo o uso do professor para efeito de economia na Folha de Pagamento.

Devido a esse problema, os professores para terem suas Cargas Horária completa tiveram que lesionar em mais de um colégio, já que geralmente em um único colégio não havia turmas suficientes para  comportarem as referidas cargas.

Como resultado deste processo, começaram a faltar professores para lesionarem em algumas disciplinas e muitos professores deixaram de participarem das reuniões pedagógicas (geralmente são para tratarem de assuntos administrativos), já que tem de saírem rápidos para as aulas em vários colégios que trabalham e tem ainda o problema que alguns professores terem dois empregos.

De acordo com os idealizadores desta junção, isso visa forçar a interdisciplinaridade para atender o ENEM. Com essa junção destas disciplinas, para atender o ENEM, os professores irão poderem lesionar mais de uma disciplina? 

É claro que essa junção sendo permitida, o que ocorrerá na prática, será utilizada para se fazer economia na Folha de Pagamento, como já ocorrerá no passado. Poderá ocorrer uma melhora na qualidade do ensino, mas como o próprio MEC vem divulgando, o objetivo principal é melhorar o desempenho do aluno no ENEM e não a qualidade do ensino.

2 comentários:

  1. Conheci um site que oferece banco de questões dos mais importantes vestibulares e concurso - ENEM, UERJ, UFF, EPCAR, PUC, ITA, USP, ESA, AFA, ESCOLA NAVAL, etc...- conde podemos gerar listas de exercícios, simulados, assistir videoresolucoes das questoes e dos assuntos abordados nas provas... MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir