segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A incrível máquina de escrever digital III

Datilografando no Mundo da Internet

Os computadores se modernizaram, mas a tecnologia do momento é a internet e com ela veio o poder de se compartilhar serviços. Com o surgimento do compartilhamento é possível várias pessoas trabalharem, ao mesmo tempo, em um único documento e estando em locais diferentes. Quando falo em locais diferente, as pessoas podem está cada uma em suas casas, até mesmo morando em países diferente e conjuntamente estarem escrevendo no mesmo documento ao mesmo tempo (chama-se trabalhar de maneira colaborativa). Ao final do término do trabalho que cada pessoa é responsável de escrever, o projeto já estará pronto. 

Em um documento compartilhado é possível trabalhar várias
pessoas  ao mesmo tempo e sem necessidade de ficar enviando
papeis arquivos digitais para várias pessoas.
Estranhamente, muitas pessoas ainda continuam fazendo projetos onde uma pessoa cria o documento, depois de escrever a parte que cabe a ela, ela envia esse documento (as vezes em forma de arquivo digital e as vezes imprime e envia) e envia para que os outros participantes do projeto vá adicionando a parte correspondente a cada um. Essa maneira de trabalhar é mais demorada, demanda mais gasto de papéis e funciona como os computadores fossem apenas simples máquinas de escrever e não pudessem se comunicar entre si !


Mesmo existindo a intranet com uma pasta pública (essa pasta pode ser acessada por todos que tem acesso a rede e onde não há necessidade de se enviar arquivos), com a criação da internet e compartilhamento de arquivos onde todos possam trabalhar sem ficar imprimindo e sem o vai e vem de documento é comum encontrar muitas pessoas trabalhando confundindo computadores interligados via internet com Máquinas de Escrever digital ! 

Claro que isso só ocorre em ambientes (empresas) onde os tomadores de decisão não tem conhecimento da tecnologia de compartilhamento e mesmo quando são instigado a usar essa tecnologia, eles simplesmente ordenam que o serviço seja feito à moda antiga. Na prática os tomadores de decisão faz com as pessoas trabalhem mais horas para executarem os serviços quando usando a tecnologia demandaria menos tempo. O incrível é que esses tomadores de decisão ficam a dizer que os usuários da novas tecnologias trabalham menos e não percebem que na realidade eles mesmo geram serviços que sobrecarregam eles mesmos!

Na grande maioria das Repartições Públicas é comum os projetos serem feitos de maneira individual e depois serem enviados a outros componentes para serem adicionados a parte correspondente a cada  um dos componentes, quando usando a tecnologia de compartilhamento, todos poderiam escrever ao mesmo tempo em um único documento, trabalhando de maneira colaborativa e evitando perda de tempo e menos gastos com papeis..

Nenhum comentário:

Postar um comentário