quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O Capitalismo, as facilidades e a dependência III

A chegada da moda


Nos tempos onde a grande maioria das pessoas viviam em fazenda, o vestuário era simples. As pessoas usavam roupas de trabalho sem preocupação se existia e se estava na moda ou se era cafona. Aliás, não existia a história de era moda e era cafona pelo motivo que os modelos de roupas duravam décadas e passavam por gerações.

As vestimentas eram classificadas em para o trabalho e para festas cívicas e religiosas. As roupas de trabalho não tinha a preocupação com a aparência e sim com a funcionalidade, as roupas das festas a maior preocupação eram com as festas religiosas e essas roupas usadas nas festas religiosas era a chamada Roupa Domingueira.

Com o surgimento das roupas fabricadas em séries, veio a chamada moda. Isso ocorreu devido às facilidades de se conseguir adquirir novas roupas, com facilidade de compra e claro, a indústria e o comércio inventou a moda e forneceu os modelos. Com o aparecimento da moda, surgiu o cafona !

Muito foi gasto com propaganda para viciar o pessoal em seguir moda e constranger os chamados cafona. Lembrar que cafona é a pessoas que se nega a comprar um último modelo lançado no mercado somente para dizer que está em dias com os lançamentos !

A moda foi criada devido às facilidades de se produzir cada vez mais novos modelos rapidamente, produzidos em série, com facilidade de créditos, facilidade de transporte, mas para se adquirir e acompanhar a compra desses novos modelos começou a aparecer problemas. Devido a facilidade de produção em série usando máquinas, produzir alimentos usando máquinas e cada vez mais as pessoas comprando produtos em séries destas máquinas, muitos trabalhadores foram substituídos e sem dinheiro pra comprar esse novos modelos.

No caso das pessoas que fabricavam produtos feitos de maneira tradicional, passaram a não conseguir vender o estoque devido as pessoas preferirem comprar os novos produtos como modelos novos e preços mais baratos. Muitas dessas pessoas ficaram com dificuldades de se obter o sustento!

Foram vendidas para essas pessoas facilidade para produzirem, para comprarem e em contrapartida elas ficaram sem ter como ganhar o dinheiro para comprar os novos modelos e ficarem na moda ! Aliás, muitos passaram a não ter como ter a próprio sustento usando modelos cafonas!

Grande parte das pessoas que seguem a moda, tem de trabalhar acentuadamente para ter como comprar os novos lançamentos e isso é uma isa para tornar a pessoas uma escrava do que geralmente não precisa estar comprando sempre novos modelos. Essas pessoas acham a vida difícil por não ter como acompanhar a moda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário