segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

As informações nos livros didáticos VIII

  O Centro do mundo


O Equador divide a Terra em dois Hemisférios: o do Norte e do Sul, mas temos a linha imaginária  Meridiano de Greenwich que divide a Terra em dois Hemisférios, só que em Hemisfério Oriental que fica a leste do meridiano e o Hemisfério Ocidental que fica a oeste.


Pelo mesmo motivo que as pessoas no ocidente sempre imaginam o Hemisfério Norte em cima do Mapa e o Hemisfério Sul na parte de baixo, também as pessoas gravaram em suas mentes que o mundo tem o centro da divisão sempre no Meridiano Greenwich.

 Praticamente todos os livros didáticos produzidos no mundo ocidental tem o linha do Meridiano cortando o Planisfério, de norte a sul, bem no centro. Graças a esse motivo, as pessoas ficam achando que o mundo tem essa divisão por natureza das coisas, mas e se por algum motivo as pessoas resolvessem mostrar o Planisfério tendo como centro outro meridiano qualquer? Lembrar que os portugueses e espanhóis dividiram o mundo entre leste e oeste pelo Meridiano de Tordesilha.

Isso ocorre em decorrência que os nossos livros são sempre escritos por editoras do ocidente que se baseiam sempre pela civilização europeia e por países que foram suas colônias, como é o caso dos Estados Unidos da América.  A influência na edição dos mapas atinge a todos os países que giram sob a influência atualmente dos Estados Unidos da América.

Nos mapas feitos nos países árabes é comum ser colocado Meca como sendo o centro do mundo. O mundo árabe é quase que todos eles seguidores da religião muçulmana e por isso eles fazem um mapa tendo como ótica a civilização muçulmana. Veja o mapa a seguir :


Nenhum comentário:

Postar um comentário