segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Por que tanta tecnologia?

Por Antônio Carlos Vieira


Desde que comecei a trabalhar como professor, se fala em melhorar a Educação Pública, como tentativa de melhoria o que sempre vejo é a implantação de um aparato tecnológico constante e sempre os resultados mostram que a melhoria geralmente não é o esperado.

Vou citar uma cronologia das tecnologias colocadas nas escolas desde a época que comecei a lecionar:  Televisão com antenas parabólicas (Tele Aulas),  Vídeos Cassete, DVDs, salas de informática com computadores (desktop), internet, implantação do UCA com computadores portáteis (Lap Tops) e agora estão planejando se colocar os chamados Tablet (com implementação prevista a partir de 2012). É bom frisar que em todas essas tecnologias ocorreram problemas que dificultaram ou mesmo impediram a utilização.

Primeiramente vamos ver os problemas individualmente:

As Televisões juntamente com as antenas parabólicas tinham que serem usadas de acordo com o horários das chamadas  Teleaulas,  eram colocadas em horários nem sempre compatíveis com o horários da região onde moravam os alunos que deveriam assistir essas aulas. Sem falar que todo o conteúdo era homogenizado e planejado de acordo com quem transmitia essas aulas.

Depois vieram os vídeoss cassete e posteriormente os DVDs, tinha dois problemas em comum: nem sempre os professores sabiam manusear esses equipamentos e os filmes para realização das aulas nem sempre exisitiam para o assunto que os professores desejavam. As vezes vinham pacotes de aulas prontos que nem sempre estava de acordo com a realidade dos alunos !

Os Laboratórios com os computadores  e as mais recentes tecnologias, portáteis (Lap Tops) e so Tablets que precisam acesso a internet que  nem sempre é possível a conexão com a mesma. Essa tecnologia para funcionárem bem tem que ter também os chamados programas, que nem sempre estão de acordo com as necessidades existentes e tem um problema em comum aos vídeos casete e os DVDs: os porfessores não sabiam (muitos ainda não sabem) manusear o equipamento e com o agravante que em muitas ocasiões os alunos sabem manusear o equipamento bem melhor que os professores.

Os Problemas coletivos:

Todas essas tecnologias precisam de manutenção constante e na grande maioria dos casos essa manutenção é inexistente, principalmente para os mais recentes que são os computadores portáteis (Lap Tops) e os Tables.

Em muitos casos uma tenologia não chegou a ser colocada em pleno funcionamento e já se está colocando outra em substituição como é o caso dos comutadores em laboratórios, os portáteis  com acesso a internet e para o próximo ano os Tablets.

Toda essa tecnologia sendo implantada, dizem para melhorar a educação e se esqueceram de  uma coisa muito importante : o professor. Que adianta se implantar tanta tecnologia se os professores não são valorizados e nunca são capacitados (nem sequer são atualizados) para o pleno desempenho das funções.

E por que se esquecem justamente do professor?

Toda essa  presa de se colocar todo tipo de tenologia em sala de aulas é para atender interesses de grandes empresas (grifo meu)  e o interesse de se diminuir ou mesmo eliminar a importância da existência dos professores. O problema é que toda essa tecnologia não substitui o professor, ou  você acredita que computador ensina alguma coisa?

O mais interessante nesta história,  é que os atuais professores se formaram aprendendo o conteúdo para depois aprender a usar o computador com as novas tecnologias e os novos professores irão chegar as universidades sabendo usar os computadores para aprender o conteúdo de cada área. Esse é mais  um exemplo  notório de conflito entre gerações!!!!

Um comentário:

  1. Espetacular texto..nessa época que querem substituir o advogado por processo virtual, o médico por consultorio virtual a antiga frase `um pais é feito de homens e livros nunca deveria ter sido esquecida`.Agora é um pais é feito de homens e apostilas, daqui a pouco é um pais feito de homens sem nada na cabeça.

    ResponderExcluir