O governo está distribuindo tablets para professores e alunos |
Um dos grandes
problemas no Brasil era conseguir alfabetizar a população.
Alfabetizar está colocado no sentido da pessoa saber ler e escrever.
Nos censos, de 40 ou 50 anos atrás, o número de pessoas que não
sabiam ler e escrever era algo de se ver para acreditar. Mas as
pessoas que aprendiam a escrever conseguiam elaborar cartas e textos com mais de uma página. Hoje é fácil encontrar as
pessoas lendo e escrevendo com facilidades, só que estranhamente as
pessoas não conseguem escrever e interpretar um texto longo com mais
de uma lauda! O que ocorreu com o passar do tempo?
Para tentar responder a
pergunta, do parágrafo anterior, vou fazer uma descrição das
tecnologias existentes no período que estudava sendo alfabetizado.
Neste período, em que
era estudante, as tecnologias para educação eram simples, mas não
eram menos fascinantes das tecnologias atuais. Entre as tecnologias
utilizadas, podemos citar:
Em sala de aula:
Quadro negro e giz
Livro (quando tinha
fotos eram em preto e branco)
Uso do caderno de
caligrafia e tabuada
Entre as diversões que
exigiam a leitura:
Os gibis - histórias
em quadrinhos (a Turma da Mônica era a mais popular) e tinham os
gibis de faroeste com centenas de páginas.
Filmes legendados ( a
grande maioria era de faroeste)
Jornais Escritos (na
maioria das vezes eram de formato tabloide)
Os romances (os
vendidos nas bancas de revistas eram de histórias de amor).
O grande problema é
que não existiam vagas nas escolas suficientes para todos que
desejavam estudar. Naquela época já eram comuns as escolas de
alfabetização pagas e todas as escolas de alfabetização da
cidade, particulares ou não, estarem sempre cheias de garotos. Isso
ocorria devido a grande existência de pessoas necessitando estudarem
sem a quantidade devida de vagas nas escolas para a demanda
existente.
Quando a pessoa
terminava o chamado primário, para ir estudar o ginasial, era
obrigatório se fazer uma espécie de vestibular (era chamado de
admissão) e concorria as vagas existentes. Embora a explicação
para tal prova fosse de que só seriam aceitas, nas séries
ginasiais, alunos com as qualidades minímas aceitas, na realidade
funcionava como um regulador para que o governo não ficasse na
obrigação de se colocar escola para todos. Como a pessoas ficavam
na dependência de concorrer as vagas existentes não era cobrado do
governo que se criasse mais escolas e se contratasse mais
professores.
Durante o ensino
primário os alunos só eram considerados aptos para ir ir para o
ginasial quando já soubessem escrever redação, cartas e ler com
naturalidade. Isso era um dos grandes motivos de alta repetência.
Com o passar do tempo,
as escolas deixaram de exigir a prova de Admissão e os professores
deixaram de reprovar os alunos por motivo de não saberem escrever
uma redação e ler fluentemente.
Não se percebeu que a
extinção dessas exigências iria se criar um exercito de
analfabetos funcionais. Com a tecnologia, que paralelamente foi
surgindo, esse problema passou despercebido durante algum tempo.
Começaram a aparecer gravadores, gravações de áudio e de vídeo
de baixo custo (principalmente com o surgimento do computador e a
internet) e essa tecnologia facilitou a pessoa a ter acesso a
história, romances e fatos da históricos sem a necessidade de se
saber ler e escrever.
O aparecimento do micro
computadores interligados com a tecnologia da comunicação
(internet) estimulou (ainda estimula) as pessoas aprenderem a ler e
escrever. O grande problema é que essa tecnologia, com as chamadas
redes sociais, é usada para conversação rápidas e a pessoa não
precisa e nem tem necessidade de se escrever textos longos (redação,
cartas e assemelhados). Geralmente as mensagens não chegam a ter
mais de um parágrafo! Embora a tecnologia estimule as pessoas
aprenderem a ler e escrever, ela estimula e habitua as pessoas a
lerem e escreverem mensagens e
não conseguem escrever e interpretar textos longos.
O uso da tecnologia da
comunicação, aliada a compactação do microcomputadores em forma
de tablets e telefones, permitem que as pessoas fiquem conectadas
entre si todo o tempo e em todos os lugares.
Os aparelhos de comunicações tendem a funcionarem de maneira semelhantes. |
A tecnologia está
estimulando as pessoas a aprenderem a ler e escrever, ótimo, mas com
o passar do tempo se percebeu que elas, as pessoas, não conseguem
interpretar grandes textos! Conseguiu-se diminuir o número de
Analfabetos Totais e se criou um exército de Analfabetos Funcionais!
O Problema do
Analfabetismo Funcional está ocorrendo a nível mundial e passou a
ser o grande desafio para os governos e redes de ensino em todas as
nações!
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
Texto relacionado: Os Tipos de Analfabetismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário