terça-feira, 3 de outubro de 2017

Brasil, qual o seu nome?

Nos primeiros 30 anos, depois da chamada
descoberta do Brasil, os  portugueses  só
vinham ao Brasil para compra da madeira. 
Nas nossas escolas, é ensinado que o nome de nosso país de Brasil é devido ao grande número de árvores do Pau-Brasil (Caesalpinia schinata) que aqui existia na época do descobrimento e conseqüente colonização. É bom ficar claro que: o nome Brasil já existia antes da chegada dos portugueses, que os franceses e piratas de várias nacionalidades já costumavam freqüentar nosso litoral fazendo escambo (troca) com os nativos da região e a mercadoria preferida era justamente o Pau-Brasil.

Antes da chegada dos europeus

Uma das coisas que sempre é ocultada, dos nossos alunos e população em geral, era o nome de batismo do Brasil por parte dos nativos (os primeiros brasileiros). Embora os historiadores falem sobre o comércio do Pau-Brasil, eles omitem a existência de outros tipos de árvores, não levam em conta a história e não valorizam a cultura dos povos que já habitavam o Brasil.

Apesar das palmeiras cobrirem um território
maior que as árvores do Pau-Brasil, foi levado
em consideração a visão do ponto de vistas dos
europeus (portugueses).

Devido ao eurocentrismo e juntamente ao interesse pelo valor comercial do Pau-Brasil é que nossa terra passou a ser chamada pelos europeus de Brasil. Antes da chegada dos europeus os nativos utilizavam muito mais as palmeiras nas atividades cotidianas e portanto comum eles colocarem o nome da terra de PINDORAMA (Terras das Palmeiras) em homenagem as árvores que eles mais faziam uso.

Os nativos utilizavam as palhas das palmeiras (pindobas) em
quase todas as atividades da comunidade.

A lenda da Ilha Brasil

Em uma antiga lenda medieval, que circulava na Península Ibérica, se referia à Ilha Brasil, da mesma maneira da lenda da ilha perdida de Atlântida, que também era um lugar mitológico, e estaria situada no Atlântico, tendo sido representada diversas vezes em cartografias da Idade Média. Acrescentem a este fato a existência, antes do chamado Descobrimento do Brasil, de moveis fabricados com Pau-Brasil na Europa. Certamente os franceses já usavam estes moveis muito antes do Pedro Álvares Cabral descobrir (tomar posse) as novas terras.

Os diversos nomes ou apelidos


Muitas pessoas batizavam (ou apelidavam) de acordo com o que eles mais vislumbravam. Entre os animais com grande existência era a família dos papagaios. Durante muito tempo nossas terras foram chamadas de Terra dos Papagaios e até os dias atuais aprecem alguns filmes e livros com essa designação!
  • Primeiro nome do Brasil: PINDORAMA (nome dado pelos nativos);
  • Ilha de Vera Cruz (Pero Vaz de Caminha) ;
  • Terra de Vera Cruz (Pedro Cabral - 22 de abril de 1500) ;
  • Terra Nova em 1501;
  • Terra dos Papagaios, em 1501;
  • Terra de Santa Cruz - 29 de julho de 1501 (Rei Dom Manuel);
  • Terra de Vera Cruz, em 1503;
  • Terra de Santa Cruz, em 1503;
  • Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;
  • Terra do Brasil, em 1505;
  • Brasil - século XVII - desde 1527 - usado não oficialmente;
  • Colônia Brasil do Reino de Portugal - a partir de 1530;
  • Reino Unido de Portugal, Brasil e Álgarves (1808 - Chegada da Família Real - oficializado em 1815);
  • Império do Brasil - 1822 (ano oficial de independência política);
  • Estados Unidos do Brasil (1889);
  • Republica Federativa do Brasil (1967 até os dias atuais).

Conflito com a gramática


Sabemos que nem sempre nosso país teve este nome, Brasil, e que esse já foi alvo de transformações gramaticais, como a mudança da grafia com “z” (Brazil) para a que usamos hoje, com “s”.

Para adjetivação das palavras que representam o local onde as pessoas residem ou nasceram são usados os sufixos “ano” (paulistano), “ense” (paranaense). Esses são os procedimentos mais comuns e encontramos casos fora da regra como “SOTEROPOLITANO“ (nascidos na cidade de Salvador). Mas no caso, da adjetivação dos nascidos no Brasil, não foram utilizados esta regra e ficamos conhecidos pela profissão dos nossos antepassados. As pessoas que trabalhavam com o Pau-Brasil eram chamadas de brasileiros e isso ficou, por tradição, se repetindo até os dias atuais.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

DADOS BIBLIOGRÁFICOS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário