domingo, 30 de agosto de 2020

As informações Nos livros Didáticos IV

 

Os nativos selvagens


As cidades antigas encontradas no Novo Continente não abrangia a todas as civilizações existentes no continente. Somente nas regiões invadidas e saqueadas pela Espanha foram encontradas essas cidades e mesmo assim nem toda região controlada pela Espanha foram encontradas civilizações vivendo em cidades. As regiões oeste dos EUA e no extremo sul do continente (são exemplos a região onde fica Argentina, Paraguai, etc) não foram encontrado cidades.


Outras civilizações também vieram saquear o Novo Continente e podemos citar: França, Holanda, Inglaterra e Portugal.

A maior região em extensão onde não foram encontradas cidades é a parte da América do Sul onde hoje fica o Brasil, Venezuela, guianas e Argentina. O Brasil foi a colônia que foi invadida e saqueada pela civilização portuguesa e mais uma vez os livros de história falam na chegada da civilização deixando claro que foi um povo superior chegou ao Novo Mundo !

No caso da colonização portuguesa o choque foi ainda maior, já que os nativos dessa região viviam nus, não conheciam o uso dos metais e algumas tribos praticavam o antropofagismo. 

Os portugueses foram outra civilização cristã que veio salvar as almas dos nativos e igualmente aos espanhóis vieram saquear. Diziam serem os nativos pecadores por andarem nus e estranhamente os índios nem sabiam o que era ser cristão e no meu ponto de vista os pecadores eram os portugueses,  já que viam malícia e maldade no fato deles andarem nus, ou seja, os nativos não tinham malicia na nudez,  os portugueses tinham e para conter a malícia transformaram a nudez em pecado. 

Muitos nativos eram antropofágos, ou seja, comiam carne humana, mas eles na realidade não se alimentavam de carne humana e praticavam em rituais religiosos por que eles acreditavam que se alimentando da carne de outro humano, eles absorviam as qualidade do devorado.  Esse era outro motivo dos europeus acharem que eram povos primitivos e a mente seletiva dos colonizadores se esqueceram que eles torturavam e queimavam pessoas em fogueiras (praticada pela Santa Inquisição) por motivos políticos e religiosos !

Outro fato importante é que os nativos costumavam tomar banhos e na maioria das vezes mais de uma banho por dia (era mais um pecado cometido por eles) e o incrível é que os portugueses não eram muito chegado a tomar banhos, que durante muito tempo foi considerado pecado tomar banho em muitos países da Europa! A falta de higiene dos colonizadores fizeram deles verdadeiras bombas biológicas na transferência de várias doenças da Europa para o Novo Continente. Os nativos que não morreram pela violência dos colonizadores morreram das doenças disseminadas com a chegada desses europeus (isso ocorreu em todo o Novo Continente). Muitos desses colonizadores ficavam vários meses e às vezes mais de um ano sem sem tomar banho!

Um outro motivo dos invasores se acharem uma civilização superior e se achar no direito de escravizar e expulsar os nativos das terras era que eles não conheciam o uso de metais.  Estranhamente, hoje são exibidos filmes onde militares (geralmente americanos) lutam e com vários oponentes usando uma única faca de metal e fico imaginando o que eles pensam do fato de nossos nativos que usavam ferramentas feitas de pontas de pedras e osso de animais para construção das moradias, para pescar, para caçar e até mesmo para a prática da agricultura. É preciso muita habilidade e criatividade para realizarem tudo que precisavam, para sobreviver,  usando ferramentas tão primitivas.

Os colonizadores chegaram para explorar os povos  e saquear as riquezas aqui existentes se dizendo a chegada da civilização. Para isso usaram como meio de convencimento a palavra de Deus (cristianismo) e a grosseria era tão grande que rezaram uma missa para os nativos que sequer sabiam o que era cristianismo. Em uma mão carregavam a Bíblia para domar os índios e na outra uma espada para os que resolveram não se converter em cristão. Hoje, na grande maioria dos casos,  os descendentes dos nativos são cristão portadores de bíblias e os descendentes dos colonizadores são os donos das terras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário