A motivação busca atingir objetivos com tentativas, erros, acertos e evoluindo habilidades, mostra talentos.
Com a correção dos erros, aprende-se a solucionar problemas, realizar tarefas difíceis, superar obstáculos alcançar metas cada vez mais desafiantes.
A ambição é importante para sair da inércia, crescer e obter o máximo dos esforços dedicados a uma ação. O ambicioso contempla outras pessoas em seus planos, atua respeitando quem e o que está à sua volta, progride e sempre tem ao seu lado pessoas também ambiciosas, motivadas, sem medo de enfrentar riscos e que dão tudo de si. Sabe que para ser bem sucedido é necessário crer, ter convicções, valores e ver os problemas como desafios a serem vencidos e que desenvolver essas habilidades exige concentração, dedicação, comprometimento com a família, colegas de trabalho e envolver outras pessoas, abrindo espaço para todos.
Há um limite para a ambição. Não perder a medida e nem usar de qualquer meio para conseguir sucesso e alcançar objetivos, é o que difere a ambição da ganância.
O ambicioso, mira sempre mais acima, à frente, mais alto, longe e aplica sempre princípios éticos.
O ganancioso só se importa consigo mesmo, não contempla mais ninguém em seus planos e chega onde quer a qualquer preço, faz qualquer coisa, suja as mãos, faz conchavos, alia-se a desonestos e faz da ética, meio. Usa dos piores princípios e valores, engana a todos e assim atinge o fim desejado.
Mediante esta notória diferença e comparação, analisemos o comportamento do Sr. Renan Calheiros, que após renunciar ao cargo ocupado em 2007, por denúncias de corrupção e escândalos, renuncia ao cargo para não ser cassado. Volta depois de cinco anos, sem o menor escrúpulo, candidatando-se ao mesmo cargo renunciado.
Assume a Presidência do Senado, aliado aos congressistas que o elegeram, descomprometido com o povo, afirmando em seu discurso que “ética é um meio e não um fim” e a usa como ferramenta. Afinal de contas, sua atração pela política não tem demonstrado boas intenções para melhorar a situação do país mas, uma forma de enriquecer e sem a menor vergonha de fazê-lo por meios ilícitos.
E então...
Esse sujeito, é ambicioso ou ganancioso?
Genha Auga – Jornalista MTB: 15.320
Texto retirado da Gazeta Valeparaibana
Nenhum comentário:
Postar um comentário