terça-feira, 15 de março de 2011

O Professor Cigano.


Por Antônio Carlos Vieira


É o professor que leciona  de olho no horário
 para chegar a tempo no outro colégio.
        O que seria o Professor Cigano?
Essa é uma pergunta que sempre faço e as pessoas levam na brincadeira mas, eu falo isso seriamente. O professor cigano é aquele professor que , para ter a sua Carga Horária completa, é obrigado a assumir turmas em vários colégios ao mesmo tempo.

Como surgiu esse tipo de professor?
Esse tipo professor foi moldado desde o tempo em que era contratado para trabalhar as cento e vinte e cinto horas. Naquela época, o professor tinha lotação em um único colégio e só passava a trabalhar as duzentas horas no caso de necessidade de surgimento de mais turmas devido ao aumento de alunos e as vezes algum professor se aposentava e deixava a vacância. Com o decorre do tempo, os professores passaram a ter as duzentas horas como obrigatoriedade na Carga Horária. Foi quando começou a surgir os primeiros Professores Ciganos! Em alguns colégios, que só possuem seis salas de aulas, o professor foi obrigado a completar sua carga horária em outras unidades.
Outro motivo, foi que o Estado começou a colocar mais de quarenta alunos por sala de aula, as vezes mais de cinquenta e isso reduziu o número de turmas por colégio. Ver o texto “O Professor e a Mais Valia Relativa” (clique aqui).
Já na Grade Curricular, algumas disciplinas diminuíram a quantidade de aulas por turmas e portanto diminui a necessidade de se ter mais professores. Ler o texto “Analisando a Grade Curricular” (clique aqui).
E por último, temos a implantação dos chamados “Pacotes “, no qual a grande maioria, o turno só possui quatro aulas por turmas (o ensino regular é cinco). Como os professores de duzentas horas tem que dar 25 horas aulas semanais, ele é obrigado a completar a Carga Horária lescionando mais cinco aulas em outro colégio (ou outros). Ler o texto “Os pacotes na Educação” (clique aqui).

Quais os problemas surgidos?
Primeiramente o de ordem econômica. Quando o professor está em mais de uma unidade de ensino, ele tem de gastar mais passagem com transporte e o Estado só disponibiliza cinco passagens de ida e volta por dia. Como ele tem que se deslocar para mais de um colégio durante o dia, neste dia ele irá gastar uma passagem para ir para um colégio, outra para o segundo colégio e uma terceira para retornar a residência. Se a Carga horária for em colégios diferentes, com turnos diferentes, ele irá gastar duas passagens (de ida e volt)a por dia e fica no prejuízo de algumas passagens.
O segunda é de ordem pedagógica, onde o professor tem que participar daquelas reuniões pedagógicas onde são debatidos os problemas do colégio. Em qual colégio o professor irá participar desta reunião? Em todos, somente em um? Qual deles? Geralmente acaba não participando de nenhuma delas!
As vezes, o professor é obrigado a trabalhar em mais de um turno e em mais de um colégio ao mesmo tempo e derruba aquela história que o professor tem a oportunidade de ter mais de um emprego e pode completar a sua renda familiar (assumem , sem perceberem, que o salário de um único emprego de professor não é suficiente para sustentar a família).
Outro problema é referente ao cansaço físico, já que o Professor Cigano tem que se deslocar mais, consequentemente irá ficar mais cansado!

Observação :
É bom salientar, que o Professor Cigano pode está lecionando em dois ou mais colégios e existe casos em que um mesmo professor tem a carga horária dividida para quatro ou mais colégios!

2 comentários:

  1. É o Ensino itinerante, meu caro, ou sucateamento da Educação.
    A valorização do professor foi promessa de campanha da presidenta Dilma. Aguardemos - e se não vier, a gente cobra.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvir dizer que existe professor que leciona em duas cidades, cumprindo a Grade Horária de um único emprego!!!

    ResponderExcluir